Você já parou para pensar em como o ruído excessivo pode ser prejudicial a sua saúde?
A Norma Regulamentadora 15 do Ministério do Trabalho estabelece que o nível de ruído tolerável são 85 decibéis para um carga horária de 8 horas de trabalho.
Recomenda-se ainda que seja feito depois de um dia de trabalho uma espécie de repouso auditivo, o que faz muito bem a saúde. A exposição prolongada a altos níveis de ruído que ultrapassem os limites de tolerância pode provocar a perda gradual da audição.
Os sintomas como dores de cabeça frequentes, tonturas, irritabilidade, zumbidos e problemas digestivos (como gastrite) todos podem ser causados pela poluição sonora.
O pior de tudo é que a perda auditiva seja em qual nível for é irreversível, por isso, a prevenção é o único remédio.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 25% da população brasileira tem algum nível de perda auditiva.
Essa perda pode ser causada não somente pela exposição a doses altas de ruído no ambiente de trabalho, mas também por causa do som alto dentro do carro, em casa assistindo a TV, e principalmente no uso de fones de ouvidos quando a pessoa coloca no
volume máximo para ouvir a música preferida.
O pior de tudo é que a perda auditiva é silenciosa e gradual, causando prejuízo para a audição ao longo do tempo.
A dica para manter uma boa audição é evitar a exposição prolongada à ambientes com níveis de ruídos excessivos, além do uso moderado e controlado de fones de ouvido. Lembre-se: sua audição é um sentido importantíssimo, e para se manter saudável devemos
cuidar dela, caso contrário os danos são irreversíveis.
Os protetores auditivos são um grande parceiro como forma de prevenção. O uso precisa ser constante. Doses altas de ruído mesmo por pouco tempo causam males ao sistema auditivo.
Uma audição saudável é uma conquista do trabalhador e da empresa e todos devem fazer sua parte. Podemos contar com você?