Grupo Moreno
 
Empresa / História da Empresa
 
 

1.1) - Origem do Grupo Moreno:

A origem dos irmãos Moreno como empresários, iniciou-se em 1.959 em Sertãozinho – SP, quando montaram uma empresa para fabricação de equipamentos para Usinas de Açúcar, nascendo a Metalúrgica Moreno Ltda.

1.2) - Histórico da família Moreno e a origem do atual Grupo Moreno:

No mês de dezembro de 1.978, os irmãos Gentil, Gilberto e José Carlos, tradicionais empresários e empreendedores da região de Ribeirão Preto - SP, todos sócios da Metalúrgica Moreno, resolveram plantar cana-de-açúcar, adquirindo para tanto, uma gleba de terras de 98,00 alqueires, que passou a denominar-se “Fazenda Três Irmãos”.

Inicialmente, a intenção deles era exclusivamente plantar cana,  com o objetivo de fornecer toda produção para usinas da região.

§Em 1.981, o espírito empreendedor dos irmãos falou mais alto, quando então, resolveram construir um “Engenho de Aguardente”, produzindo já em 1.982 uma pequena quantidade de pinga. Neste mesmo ano, o Sr. José Carlos saiu a procura de equipamentos para a construção de uma Destilaria de Álcool. Em 1.982, os irmãos MORENO constituíram a empresa agrícola denominada AGRÍCOLA  MORENO LTDA., com a finalidade principal de desenvolver o cultivo da cana-de-açúcar para fornecimento exclusivo à sua Destilaria em construção. Com a utilização, desde o princípio, de tecnologia de ponta, utilizando-se de variedades próprias de cana de açúcar adequadas ao clima e solo da região, aliadas às técnicas de irrigação, adubação e calagem do solo, resultou no aumento de produtividade da lavoura.

Com o falecimento do irmão mais velho, Sr. Gentil, os irmãos Gilberto e José Carlos resolveram deixar a metalúrgica em Sertãozinho, passando a trabalhar tempo integral na nova empresa. O Sr. Gilberto ficou com a divisão agrícola e o Sr. José Carlos com a divisão industrial. O Sr. Carlos Alberto, seguindo os passos do pai Sr. Gilberto Moreno, veio trabalhar na empresa, assumindo integralmente toda área administrativa, o mesmo ocorrendo tempos depois com o Sr.André Luís, filho do Sr. José Carlos.

A idéia dos Irmãos Moreno de investirem no setor sucroalcooleiro, surgiu quando eles adquiriram experiência necessária como industriais, na fabricação de equipamentos para Usinas e Destilarias.

No início de 1.983 os irmãos Moreno decidiram pela ampliação do parque industrial, além do Engenho de Aguardente existente construíram e montaram uma Destilaria de Álcool para fins carburantes, neste mesmo ano foi realizada a primeira safra de produção de álcool.
De lá para cá, os investimentos foram constantes, tanto na área industrial como na área agrícola, sempre objetivando a melhoria da qualidade dos produtos fabricados e aumento da capacidade produtiva da empresa.

Com a expansão das lavouras de cana-de-açúcar, fato ocorrido entre os anos de 1.991 e 1.992, a quantidade de matéria prima disponível para moagem, que era de 1.099.000,00 toneladas (média dos anos de 1.990 a 1.992), saltou para 1.522.645,320 toneladas no ano de 1.993, tendo como resultado dessa moagem, produção de 125.788.123 litros de álcool e 11.005.995 litros de aguardente. Essa produção, fez com que a Destilaria Moreno na época, passasse a ser considerada a 2ª. destilaria autônoma de álcool do País.

O crescimento da quantidade de cana-de-açúcar disponível, fez a Diretoria da Moreno, repensar sobre o caminho a seguir;

 – Aumentar a produção de álcool ou,

– Fabricar açúcar.

Em 1.994 a “Destilaria Moreno Ltda.” transformou-se em “Central Energética Moreno Açúcar e Álcool Ltda.”, contando em seu quadro de funcionários com aproximadamente 2.300 funcionários diretos e mais de 10.000 pessoas que indiretamente vivem dela.

Para produzir açúcar, seria necessário a realização de grandes investimentos na área industrial, compreendendo desde o preparo da cana, moagem, caldeiras, geração de energia e principalmente à construção da fábrica para produção do açúcar. Mais uma vez, escolheram à opção de crescimento, pois à época a economia brasileira passava por grandes transformações, altas taxas de juros, além do pouco apoio do Governo Federal na condução do Setor Sucroalcooleiro.

Não havia muitas opções. Sabíamos que a luta seria intensa e a necessidade de melhorar nossa equipe de trabalho era fundamental.

Em agosto de 1.994, produzimos nosso primeiro saco de Açúcar Cristal e tivemos a ousadia de realizar também nossa primeira exportação.

Poucas, ou até mesmo nenhuma outra Usina chegou a exportar açúcar na sua primeira safra de produção de açúcar, levando o nome da Usina Moreno e também do município de Luiz Antônio, pela primeira vez ao mercado internacional.

Mais uma vez tivemos que enfrentar a burocracia brasileira, porque para poder exportar o açúcar, era exigido até alguns anos atrás, autorização do Governo Federal através do regime de distribuição de cotas para a quantidade a ser exportada, além de enfrentar a concorrência de Usinas mais tradicionais, que dificultavam “que outras Usinas”, principalmente as mais novas, entrassem para o mercado internacional.

No ano de 1997, a Usina Moreno bateu o recorde diário de embarque de açúcar no Porto de Santos-SP, embarcando 75.000 sacos de açúcar somente em um dia O recorde anterior pertencia a Copersucar. O assunto foi noticia nos jornais e na TV local de Santos.
A determinação, sempre esteve presente na vida e nos negócios da família Moreno.

Depois de mostrar toda sua capacidade, a Usina Moreno conquistou o mercado interno e externo e as Casas Operadoras, passaram a procurá-la para fazer negócios.

Com investimentos constantes tanto na área agrícola quanto industrial atualmente a Central Energética Moreno Açúcar e Álcool Ltda. localizada em Luiz Antônio – SP, tem capacidade de moagem de 3.700.000 toneladas de cana de açúcar por safra e sua fábrica tem capacidade de produzir 30.000 sacas de açúcar de 50kg/dia e destilaria para produzir 1.000.000 litros de álcool/dia.

No ano de 2000, mais uma vez, acreditando no setor sucro-alcooleiro e na força de sua equipe, aliado a experiência e seriedade, o Grupo Moreno, iniciou em Dezembro de 2000, a instalação de uma Destilaria de Álcool, a “Destilaria Moreno Ltda.”, localizada na cidade de Monte Aprazível – SP, região de São José do Rio Preto – SP, com capacidade de moagem de 1.500.000 toneladas de cana de açúcar por safra e produção de 600.000 litros de Álcool Anidro e toda a construção e montagem industrial realizada em tempo Recorde de 8 meses, tendo moído em sua primeira Safra 2001/2002, o total de 129.783 toneladas de cana de açúcar, com a fabricação de 9.569.712 litros de Álcool Anidro, bem como, a criação de mais uma empresa agrícola, o “Condomínio Agrícola Gilberto Moreno e Outros”, também sediada nessa cidade, para exploração da lavoura de cana de açúcar.

No ano de 2003 a Destilaria Moreno Ltda., por conta do potencial de áreas agricultáveis para o plantio de cana de açúcar e a disponibilidade existente de cana de açúcar, construiu e montou a fabrica de açúcar com a capacidade de produção inicial de 25.000 sacas por dia, com alteração da razão social de Destilaria Moreno Ltda. para Central Energética Moreno de Monte Aprazível Açúcar e Álcool Ltda., nome fantasia Usina Nova Moreno.

Atualmente a Central Energética Moreno e Monte Aprazível Açúcar e Álcool Ltda. tem capacidade de moagem de 3.300.000 toneladas de cana de açúcar por safra e sua fabrica tem capacidade de produção de 25.000 sacas de açúcar de 50kg/dia e destilaria para produção de 1.000.000 litros de álcool/dia.

No ano de 2006 o Grupo Moreno adquiriu o projeto de instalação da Coplasa Açúcar e Ácool Ltda. do grupo Zancaner e no ano de 2007 foi finalizado a construção e instalação do complexo industrial, com capacidade de moagem inicial de 4.000.000 toneladas de cana de açúcar por safra, com fabrica para produção de 28.000 sacas de açúcar de 50 kg/dia e destilaria para produção de 600.000 litros de álcool/dia. Quando da montagem inicial, o Grupo Moreno já adquiriu moendas com capacidade de moagem para 6.000.000 toneladas de cana de açúcar por safra, faltando somente vapor para atingir a referida moagem.

Em 2009 foi adquirida caldeira de 320.000 ton/vapor e também equipamentos para sua fabrica de açúcar ampliando a sua capacidade de produção para 50.000 sacas de açúcar de 50 kg/dia e destilaria para produção de 1.200.000 litros de álcool/dia e ampliação da moagem para 6.000.000 toneladas de cana de açúcar por safra.

 





Menu Rápido:
Receba Novidades

by Somenek