Grupo Moreno
 
RH-Social / Capacita????o
Voltar

O Programa de Treinamento e Capacitação de Mão de Obra do Grupo Moreno visa oferecer oportunidade de qualificação profissional à todos os seus colaboradores e às populações economicamente ativas (PEA) localizada nas áreas de influência de suas unidades produtoras.

 

Dentre as atividades desenvolvidas estão:

 

 

  • Cursos de lideranças;

 

  • Operadores de caldeira;

 

  • Eletricistas;

 

  • Operadores de empilhadeira, guindastes, ponte rolante e munks;

 

  • Soldadores;

 

  • Caldeireiros;

 

  • Motoristas, tratoristas, operadores de máquinas e colhedeiras;

 

  • Aplicação de herbicidas e produtos químicos;

 

  • Motorista de transporte coletivo e de ambulância;

  • Primeiros socorros, brigada de incêndio e CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

 

O processo de contratação de profissionais, em todas as unidades do Grupo Moreno, é conduzido pelo Departamento de Recursos Humanos.

 

O preenchimento de um cargo, seja para substituição ou aumento do quadro de funcionários, demanda dinâmica de seleção, calcada nas mais apuradas técnicas disponíveis no mercado e de metodologias desenvolvidas pelos profissionais do grupo.

 

O processo se inicia com a abertura de um documento interno chamado requisição de vagas, preenchido pelo gestor da área que necessita da vaga.

 

A preferência inicial para o preenchimento da vaga surgida é o recrutamento interno em todos os casos, com exceção as de Diretores. A política é divulgar internamente as vagas, com anúncios disponibilizados nos quadros de avisos distribuídos na empresa. Caso a vaga disponível não seja preenchida pelo recrutamento interno, o grupo efetua sua divulgação através de informativos emitidos por ele próprio e divulgados em locais estratégicos nos municípios vizinhos, onde também poderá, dependendo do nível do cargo, buscar auxílio com empresas prestadoras de serviços de recrutamento e seleção de pessoal.

 

Além disso, o Setor de Pessoal possui um cadastro de currículos dos candidatos aos empregos, que fica a disposição dos gestores para eventuais consultas e, anualmente, se faz a campanha do banco de talentos, onde os próprios profissionais do quadro de funcionários da empresa, preenchem um formulário se disponibilizando para outros cargos que possuem experiência.

 

A maior demanda nas contratações do Grupo é nos períodos de início de safra, onde o número de candidatos atinge uma média de 2.000 pessoas. A estratégia da empresa para o preenchimento das vagas abertas é feita, inicialmente, com a montagem de um cronograma, onde após aprovado pela direção da empresa e se dá início ao processo.

 

Embora toda a tramitação das contratações das vagas disponíveis, o gestor da área tem autonomia para dar a palavra final sobre quem ingressará no grupo, com base nos candidatos encaminhados pelo Departamento de Recursos Humanos. Feita a aprovação dentro dos trâmites normais, o candidato é enviado para realizar as integrações necessárias, exames médicos exigidos por lei e exames complementares, se necessário. Recebe orientações sobre segurança do trabalho, qualidade, programas da empresa, relações humanas, benefícios, além de orientações específicas dadas pelo seu gestor sobre o desenvolvimento de suas funções.

 

Em todo processo de preenchimento de vagas, independente do cargo, sejam elas para substituição ou aumento de quadro, a política de responsabilidade social do Grupo Moreno é de não existir nenhum preconceito. Portanto, não há distinção de sexo, cor ou raça para o preenchimento das vagas, desde que o candidato esteja apto a exercer o cargo dentro dos padrões e técnicas requeridas pela função e exigidas pelo Grupo Moreno.

 

A divulgação de informações, vagas, cursos e treinamentos são veiculadas nos canais de comunicação do Grupo Moreno: hotsite, webmail e jornais de circulação locais e regionais.

 





Menu Rápido:
 
Receba Novidades
Tags Relacionadas:

by Somenek