Grupo Moreno
 
Empresa / Código de Conduta
 
 

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL DO GRUPO MORENO”

Um comportamento ético é essencial para nosso sucesso. Espera-se que todos os funcionários e diretores do Grupo Moreno ajam a todo o momento com integridade, honestidade, responsabilidade e respeito. Um dos princípios operacionais do Grupo Moreno consiste em se ter integridade absoluta, e este princípio constitui o âmago de nossa reputação. Através dos anos, o Grupo Moreno construiu a sua reputação, conduzindo todas as atividades e relações profissionais de maneira justa e honesta. Manter nossa reputação é essencial para o nosso sucesso.


É importante que você compreenda sua responsabilidade em seguir os mais altos padrões éticos.

Nós precisamos agir de acordo com todos os requerimentos jurídicos e com o nosso Código de Ética e Conduta Profissional. O objetivo do Código é fornecer informações e normas a respeito de como esperamos que você conduza assuntos profissionais.

O Código de Ética e Conduta Profissional do Grupo Moreno, se aplica a todos os funcionários, não importando seu local de trabalho, e também a nossa Diretoria. É importante que você o leia e compreenda. Cada um de vocês é responsável por agir de acordo com nossos padrões éticos. Espera-se que todos os funcionários assumam uma liderança ética, dando o exemplo para os outros. Todos os dias, cada um de nós toma decisões que afetam nossa reputação. Esperamos que vocês continuem a fazer as escolhas certas, sabendo o que se espera de vocês ou, quando em dúvida, buscando orientação antes de agir.

Lembre-se que seu comportamento afeta o Grupo Moreno como um todo. Ao cumprirmos o que determina nosso Código de Ética e Conduta Profissional, nós continuaremos a construir nossa reputação de empresa que age de acordo com os mais altos padrões éticos.




INDICE

1.0

INTRODUÇÃO

2.0

O CÓDIGO SE APLICA A TODOS

3.0

CUMPRA AS LEIS, NORMAS E REGULAMENTOS VIGENTES

4.0

EVITE COMFLITOS DE INTERESSE

4.1

Atividades fora da empresa

4.2

Relações familiares e pessoais

4.3

Investimentos pessoais

4.4

Empréstimos pessoais

4.5

Usar oportunidades da emprese para ganho pessoal

5.0

REGISTRE INFORMAÇÕES DE MANEIRA COMPLETA, CORRETA E OPORTUNA

6.0

TRATE TODAS AS PESSOAS DE MANEIRA JUSTA E HONESTA

6.1

Presentes, entretenimento e outras cortesias profissionais

7.0

RESPEITE SEU LOCAL DE TRABALHO

7.1

Diversidade e práticas no local de trabalho

7.2

Normas ambientais

8.0

USE OS RECURSOS DA EMPRESA DE MANEIRA APROPRIADA

8.1

E-mail e internet

8.2

Contribuições e atividades políticas

9.0

PROTEJA INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS E MANUSEIE OS REGISTROS DE FORMA ADEQUADA

9.1

Informações confidenciais

9.2

Informações confidenciais sobre terceiros

9.3

Proteção à privacidade de dados pessoais

9.4

Leis de software e direitos autorais

9.5

Gerenciamento dos registros

10

REPORTE IMEDIATAMENTE SUSPEITAS OU IMINÊNCIA DE VIOLAÇÕES

11

INVESTIGAÇÕES SOBRE ÉTICA E DISCIPLINA

 

 

 

1.0 - INTRODUÇÃO

Espera-se que você, na qualidade de funcionário ou diretor do Grupo Moreno, aja sempre de acordo com nosso Código de Ética e Conduta Profissional.

O Código de Ética e Conduta Profissional do Grupo Moreno compõem de quadro princípios:

1º) Integridade: Somos honestos em todas as nossas atividades e defendemos o que é correto;

2º) Respeito: Demonstramos respeito mútuo, tratando todos com dignidade e justiça;

3º) Responsabilidade: Somos responsáveis por nossos atos e honramos nossos compromissos; e,

4º) Civismo: Conduzimos nossas atividades profissionais como cidadãos responsáveis, de acordo com as leis e regulamentos vigentes em todo o país.

 

2.0 - O CÓDIGO SE APLICA A TODOS

O Código se aplica a todos os funcionários do Grupo Moreno e aos seus diretores.

O Código também se aplica a terceiros, inclusive a consultores, parceiros, representantes de vendas. Os funcionários que trabalham com esses terceiros devem fornecer a eles uma cópia do Código e obter deles seu compromisso em cumprir seus dispositivos.

As solicitações de uma possível dispensa de qualquer um dos dispositivos do Código feitas por um funcionário devem ser submetidas à aprovação.


3.0 - CUMPRA AS LEIS, NORMAS E REGULAMENTOS VIGENTES

O Grupo Moreno é uma organização totalmente empenhada em conduzir seus negócios dentro do total cumprimento da lei. Espera-se que você, como funcionário ou diretor, cumpra todas as leis, normas e regulamentos vigentes.

O número e a complexidade dessas leis aumentaram muito. Sabemos que não é possível que cada funcionário conheça profundamente cada lei que afeta suas responsabilidades profissionais. No entanto, espera-se que você tenha o conhecimento necessário das atividades permitidas em sua área de trabalho. Algumas das leis que você deve cumprir dizem respeito a controles, informações sigilosas, segredos comerciais, meio-ambiente, assuntos de saúde e segurança e práticas relacionadas ao local de trabalho.

Você também é responsável por se familiarizar com as normas e os procedimentos da Empresa, que estão a disposição no Setor Pessoal.

Nenhum funcionário ou diretor do Grupo Moreno cometerá atos ilícitos ou antiéticos, nem instruirá ou encorajará outros, direta ou indiretamente, a fazê-lo, por qualquer razão que seja.


4.0 - EVITE CONFLITOS DE INTERESSE

Tanto os funcionários como os diretores devem evitar relacionamentos, circunstâncias, investimentos ou situações nas quais sua lealdade seja dividida entre os interesses do grupo Moreno e seus interesses pessoais. É importante evitar até mesmo situações que tenham a aparência de um conflito de interesses.

 

4.1 - Atividades fora da empresa

Cada funcionário deve se empenhar ao máximo para executar suas tarefas dentro do Grupo Moreno. Evite assumir obrigações que interfiram com sua capacidade de executar seu trabalho de maneira eficaz, inclusive obrigações que reduzam seu estado de alerta ou sua eficiência normal. Além disso, evite assumir qualquer tipo de atividade externa que seja conflitante, ou mesmo, que pareça ser conflitante, com suas obrigações e responsabilidades dentro do Grupo Moreno.
Seu gerente/supervisor/encarregado ou líder deve aprovar todos os trabalhos e atividades realizadas fora da Empresa que possam gerar conflito de interesses.

 

4.2 - Relações familiares e pessoais

Evite estabelecer relações comerciais entre o Grupo Moreno e membros de sua família.

 

4.3 - Investimentos pessoais

Dependendo do caso e das circunstâncias, o fato de funcionários ou diretor possuírem ações de empresas concorrentes, clientes ou fornecedoras do grupo Moreno pode gerar conflito de interesses. Se um funcionário detiver um por cento ou mais do capital de uma empresa concorrente, cliente ou fornecedora, o caso deverá ser analisado pela direção.

 

4.4 - Empréstimos pessoais

O Diretor Superintendente deve aprovar qualquer empréstimo feito aos funcionários.

 

4.5 - Usar oportunidades da empresa para ganho pessoal

Os funcionários não podem tirar proveito de oportunidades descobertas através do uso de bens.


 

5.0 - REGISTRE INFORMAÇÕES DA MANEIRA COMPLETA, CORRETA E JUSTA

Todos os pagamentos e outras transações do Grupo Moreno devem ser autorizados de maneira apropriada pela direção da Empresa em conformidade com os princípios contábeis normalmente aceitos e com as normas contábeis corporativas da Empresa.


 

6.0 - TRATE TODAS AS PESSOAS DE MANEIRA HONESTA E JUSTA

Nossos funcionários e diretores devem tratar os clientes, parceiros, fornecedores e concorrentes, e também uns aos outros, com honestidade e justiça.

 

6.1 - Presentes, entretenimento e outras cortesias profissionais:

Nossos funcionários e diretores devem agir de maneira totalmente imparcial quando lidarem com pessoas e empresas que estejam fazendo, ou tentando fazer, negócios com a Empresa, sem outras intenções que não sejam o puro interesse da Empresa. Espera-se que você evite qualquer envolvimento ou situação que possa interferir, ou mesmo, que pareça interferir, com o cumprimento de suas funções de forma imparcial. Problemas surgem quando presentes, entretenimento e outras cortesias profissionais são usados, ou parecem ser usados, de maneira imprópria, para influenciar decisões profissionais ou para obter vantagens profissionais inadequadas.


 

7.0 - RESPEITEM SEU LOCAL DE TRABALHO

 

7.1 - Diversidade e práticas no local de trabalho

Nós, do Grupo Moreno, comprometemo-nos em criar um ambiente profissional onde a diversidade seja respeitada, buscada e valorizada. Desejamos criar um ambiente, onde a diversidade seja bem vinda e a individualidade de todos os funcionários seja respeitada. Não toleramos e julgamos inaceitável qualquer tipo de assédio ou discriminação de qualquer natureza em virtude de raça, cor, religião, gênero, idade, origem, cidadania, deficiência física, orientação sexual ou estado civil ou de ex-combatente.

 

7.2 - Normas ambientais, de saúde e segurança:

O Grupo Moreno compromete-se a garantir um local de trabalho seguro e saudável. De acordo com nossa política geral, faz parte da política do grupo cumprir todas as leis e regulamentos internos e ambientais, de saúde e de segurança vigentes. Cada funcionário é responsável por respeitar comunicados

de alerta e regulamentos, e por relatar a sua chefia qualquer acidente ou ferimento sofrido no local de trabalho.


 

8.0 -USE OS RECURSOS DA EMPRESA DE MANEIRA APROPRIADA

Todos os funcionários e diretores do Grupo Moreno devem proteger os bens da Empresa e assegurar o uso adequado dos mesmos. Você deve ter cuidado

para não desperdiçar os bens e recursos da Empresa.

 

8.1 - E-mail e Internet

O Grupo Moreno, disponibiliza sistemas de telefone, e-mail, além de acesso à Internet, para serem usados nas atividades relacionadas aos negócios da Empresa. O acesso a esses recursos, que são oferecidos pela Empresa, constitui

uma ferramenta a ser usada para executar tarefas profissionais. Os funcionários não podem, por exemplo, usar esses sistemas para:

• visualizar ou passar adiante material obsceno, discriminatório, ou que simbolize ódio ou assédio;

• realizar negócios particulares;

• jogar ou exercer outras atividades ilícitas;

• carregar no sistema, ou descarregar do sistema, software protegido por direitos autorais, em casos de infração a tais direitos, e/ou software restrito que esteja sujeito a controle; e,

• acessar mídia não relacionada ao negócio, tal como rádio, música ou vídeo de esportes.

Todos os e-mails e informações de qualquer natureza armazenados nos equipamento do grupo são considerados propriedade da Moreno. O Grupo Moreno tem o direito de monitorar esses sistemas periodicamente. Os usuários não devem esperar de maneira alguma que haja privacidade em suas mensagens ou informações passadas via telefone e e-mails.

 

8.2 - Contribuições e atividades políticas:

Não se pode contribuir com valores, produtos, serviços ou outros recursos corporativos, direta ou indiretamente, para representantes eleitos, candidatos ou partidos políticos de qualquer nível.


 

9.0 - PROTEJA INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS E MANUSEIE OS REGISTROS DE FORMA ADEQUADA

9.1 - Informações confidenciais do Grupo Moreno

As informações confidenciais são de propriedade do grupo Moreno. Os funcionários e os diretores devem seguir passos adequados para garantir que qualquer informação confidencial da Empresa seja protegida contra divulgação externa e contra divulgação não autorizada dentro da Empresa. Você não pode utilizar nenhuma informação confidencial da Empresa para obter vantagens pessoais. Esta restrição é válida por tempo indeterminado, indo além da duração de seu vínculo empregatício.

Cada um de nós é responsável por impedir que informações sejam usadas de forma inadequada.

 

9.2 - Informações confidenciais sobre terceiros

Do mesmo modo que nos empenhamos em proteger nossas informações, outras empresas também o fazem. Nossos funcionários não podem solicitar, receber ou usar qualquer informação confidencial sobre terceiros sem a autorização necessária.

 

9.3 - Proteção à privacidade de dados pessoais

O Grupo Moreno coleta dados pessoais de nossos clientes, parceiros comerciais,

funcionários e outros. Dados pessoais referem-se a qualquer informação que possa ser usada, direta ou indiretamente, para identificar um individuo vivo, e pode conter categorias sensíveis de informações, tais como informações que revelam origem étnica ou racial, credo político, participação como membro em sindicatos, saúde ou orientação sexual.
 

9.4 - Leis de software e direitos autorais

O Grupo Moreno obtém licenças de muitos produtos de software para uso em seu negócio. Leis autorais protegem os direitos dos criadores do software. Essas leis de direitos autorais proíbem a cópia, a distribuição e o uso do software para fins que não sejam aqueles para os quais o software foi licenciado para o Grupo Moreno. Você tem a responsabilidade de ajudar a garantir que o software instalado em seu computador, ou nos equipamentos de armazenagem da rede que estejam sob seu controle, seja utilizado licitamente. Você não pode copiar, instalar ou, de qualquer outra maneira, usar o software ou os documentos de modo a violar o contrato de licença ou os direitos autorais desse software ou documento.


 

10 - REPORTE IMEDIATAMENTE SUSPEITAS OU IMINÊNCIA DE VIOLAÇÕES

Você tem a responsabilidade e a obrigação de reportar imediatamente qualquer

suspeita, iminência ou ocorrência real de qualquer violação deste Código. Se tal fato for reportado a uma chefia, este deve notificar imediatamente sua gerência.


 

11 - INVESTIGAÇÕES SOBRE ÉTICA E DISCIPLINA

A Direção do Grupo Moreno é a responsável por investigar possíveis violações do Código, inclusive qualquer reclamação relacionada. Você deve prestar sua total cooperação para com qualquer investigação interna. Medidas corretivas, inclusive medidas disciplinares, serão tomadas para violações do Código.

Medidas disciplinares podem incluir um aviso ou repreensão, suspensão sem direito a salário ou demissão. Você terá a oportunidade de explicar suas ações antes que qualquer medida disciplinar seja imposta.

Nada neste Código de Ética e Conduta Profissional deve ser interpretado como o

estabelecimento expresso ou implícito de um contrato de trabalho. A manutenção deste Código ou de outras normas, procedimentos ou planos de benefícios não modificam o relacionamento do tipo emprego por tempo indeterminado que existe entre o Grupo Moreno e seus funcionários. Qualquer exceção reivindicada deve ser feita por escrito e assinada.
 

 

 

 

GRUPO MORENO

 





Menu Rápido:
Receba Novidades

by Somenek